A Honda apresentou o novíssimo Civic Type R no Salão Automóvel de Genebra de 2017. Este novo modelo vem dar continuidade à tradição da Honda em desenvolver e fabricar hatchbacks com altas performances e representa a derradeira expressão de pureza dinâmica deste segmento.
O “coração” VTEC TURBO de 2.0 litros da anterior geração do multigalardoado Type R foi optimizado e refinado e agora oferece 320 CV, com 400 N·m de pico de binário. As respostas ao acelerador e a maneabilidade foram também melhoradas, graças à melhoria do controlo do motor.
O novo Type R usa a carroceria de baixo peso e maior rigidez do novo Civic hatchback e em comparação com o anterior Type R, a rigidez torcional aumentou 38%.
A suspensão dianteira MacPherson do Civic hatchback “normal” foi revista com uma nova geometria, a fim de minimizar o esforço sobre a direção e maximizar a condução esportiva. Na traseira, o novo sistema de suspensão independente de braços múltiplos do modelo standard foi melhorado pela utilização de braços de suspensão únicos e de elevada rigidez.
O novo Type R possui um conjunto de complementos aerodinâmicos mais abrangente do que o modelo anterior, incluindo uma parte inferior da carrocceria mais suave, spoiler inferior, spoiler traseiro de baixo peso e geradores de vórtices na parte traseiro da linha do teto.
A produção do novo Civic Type R foi antecipada para ser iniciada no Verão de 2017 na fábrica Honda no Reino Unido em Swindon .
O Type R será exportado para toda a Europa e para outros mercados em todo o mundo, incluindo o Japão e os EUA. A sua chegada à América do Norte marcará a primeira vez que um modelo com emblema Type R eserá vendido por lá.