A sexta geração do Volkswagen Polo foi apresentado hoje na Europa.
Construído com base na plataforma MQB-A0, que estreou na quinta geração do Seat Ibiza, o Polo é 8 cm mais comprido que o seu antecessor, em resultado de uma distância entre eixos 94 mm maior que na geração 5.
A Volkswagen também promete mais altura interior, mas todos estes dados só poderão ser confirmados no primeiro contacto dinâmico com o modelo.
Outro dos ganhos estará no volume do porta malas, uma vez que os 351 litros anunciados representam um ganho de 71 litros face à geração anterior.
Quanto a motores, estão confirmados dois motores 1.0, oriundos ainda da geração de blocos desenvolvidos para o Up, e dois 1.0 TSI, com 95 e 115 cv. Todos estes são blocos de três cilindros. Do lado dos Diesel, o 1.6 TDI passa a ter uma versão base de 80 cv e outra versão com 95 cv.
No interior, destaque para o enorme central multimídia (que pode chegar às 8 polegadas) com função Mirror Link compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e tecnologia de carregamento de celular por indução.
O Polo GTI, também já apresentado, passa a contar com um motor 2.0 TSi, de 200 cv, o mesmo do Golf GTi.
Em 2018 chega o T-Cross, um SUV compacto que substituirá o Cross Polo e destinado a concorrer com modelos como o Renault Captur e Nissan Juke.