Novo Porsche Cayenne 2018: Todos os detalhes

CayenneE3_Slider_05_Follow911

A Porsche apresenta a terceira geração do Cayenne, agora os motores turbo estão mais potentes, uma nova transmissão Tiptronic S de oito marchas, novos sistemas de chassi e um conceito de display e de operação inovador com conectividade abrangente ampliam a margem entre esportividade e conforto.

Para o lançamento no mercado, é possível escolher entre dois motores de seis cilindros reprojetados: o motor turbo de três litros e 250 kW (340 cv) de potência do Cayenne gera 29 kW (40 cv) a mais do que o modelo anterior. O motor biturbo V6 de 2,9 litros do Cayenne S, capaz de atingir uma velocidade de até 265 km/h, alcança 324 kW (440 cv) – um aumento de 15 kW (20 cv). Equipado com o novo pacote Sport Chrono opcional, o novo Cayenne S acelera de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos.

O Cayenne é fortemente orientado no ícone dos carros esportivos, o 911: na sua terceira edição, agora também com visual aperfeiçoado, o SUV é disponibilizado pela primeira vez com pneus mistos e eixo traseiro direcional. Além destes recursos típicos dos carros esportivos, a tração integral ativa de série, o Porsche 4D Chassis Control, a suspensão a ar com três câmaras e a estabilização ativa de rodagem elétrica Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) aprimoram as capacidades on-road. Apesar da expansão significativa dos equipamentos de série, o Cayenne pesa até 65 quilos a menos em comparação com o modelo anterior e mantém inalterada a sua capacidade off-road.

P17_0697_a4_rgb.jpg

Estilo dinâmico: design mais vigoroso e rodas maiores

Linhas esportivas, precisas e definidas – novo e, ainda assim, familiar: o visual do Cayenne foi aprimorado seguindo o estilo do DNA de design da Porsche. As entradas de ar maiores na dianteira são traços distintivos claros do aumento da potência. As novas lanternas de canto horizontais conferem ao SUV um visual mais largo e mais atlético, mesmo quando parado. 63 milímetros a mais de comprimento externo com a mesma distância entre eixos (2.895 milímetros) e nove milímetros a menos de altura do teto em relação ao modelo anterior acentuam a impressão alongada elegante do Cayenne de 4.918 milímetros de comprimento e 1.983 milímetros de largura, excluindo os retrovisores externos.

O volume do porta malas é de 770 litros – um aumento de 100 litros. As rodas com uma polegada a mais de diâmetro – pela primeira vez com rodas e pneus mais largos no eixo traseiro – enfatizam a maior dinâmica de direção. Entre as lanternas traseiras com novo design tridimensional das luzes e a faixa luminosa contínua de LED estende-se a inscrição tridimensional Porsche marcante.

Para os faróis, a Porsche oferece um novo conceito de iluminação em três níveis: cada Cayenne é equipado de série com faróis de LED. Além destes, no nível seguinte de expansão é disponibilizado para escolha o Porsche Dynamic Light System (PDLS), que conta com diferentes modos de iluminação, tais como luz de curva e luz para autoestrada. O sistema mais sofisticado é o novo farol principal de LED Matrix com PDLS Plus que conta com 84 diodos luminosos controláveis individualmente possibilitando uma distribuição e uma intensidade totalmente variáveis da luz. Com isso, o Cayenne oferece novas funções, tais como luz alta sem ofuscamento do tráfego em sentido contrário e controle adaptável do brilho das sinalizações.

CayenneE3_Slider_09_RedWeight-9b197cc4

Lançamento no mercado com o Cayenne e o Cayenne S

O novo SUV da Porsche está sendo lançado em duas versões: o Cayenne com motor turbo de seis cilindros e três litros de cilindrada gera 250 kW (340 cv) e desenvolve um torque de 450 Nm.  ele acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos (em 5,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 245 km/h.

O segundo modelo lançado no mercado é o Cayenne S. Ele é movido por um motor V6 de 2,9 litros com superalimentação biturbo. Este motor, que também é um novo desenvolvimento, gera 324 kW (440 cv) e atinge um torque de 550 Nm. Isso são 15 kW (20 cv) a mais do que no modelo anterior. A aceleração de zero a 100 km/h é proporcionalmente mais rápida, caindo para 5,2 segundos (4,9 segundos com pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 265 km/h.

O 911 como modelo: chassi em construção leve com pneus mistos

O novo Cayenne combina três conceitos de chassi em um novo design: carro esportivo, SUV, sedã de viagem. Para isso, foi criada uma nova estrutura de chassi em construção leve com um eixo dianteiro com braço independente e um eixo traseiro multibraços.

Uma característica típica dos carros esportivos: os novos pneus mistos, agora em rodas de no mínimo 19 polegadas. Eles melhoram a estabilidade e a dinâmica de direção nas curvas. A Porsche disponibiliza como opcional para o Cayenne rodas com tamanhos de até 21 polegadas.

CayenneE3_Slider_08_PSMSport-a52306b0

Novo pacote Sport Chrono com PSM Sport

É possível explorar ainda mais o potencial esportivo do novo Cayenne. Para isso, a Porsche reestruturou o pacote Sport Chrono com base no modelo dos carros esportivos. Um sinal evidente é o comutador de modo no volante.

Além dos modos de direção Normal, Sport e Sport Plus, o motorista também pode selecionar um modo de configuração personalizada. Uma pressão sobre o Sport Response Button no centro ativa os diagramas característicos do motor e da transmissão, configurados para máxima performance.

O pacote Sport Chrono também inclui o modo Sport do PSM comutável em separado, com o qual é possível explorar totalmente o potencial de dinâmica de direção do novo Cayenne.

CayenneE3_Slider_07_SurfCoatBr-4b16aae2

Menor peso resulta em consumo reduzido e prazer de dirigir ainda maior

A fabricação de carros esportivos é sinônimo de construção leve. Tomando como base o 911 e o Panamera, a nova carroceria do Cayenne também é composta por uma combinação inteligente entre metal leve e aço.

O exterior é totalmente fabricado em alumínio. O conjunto do piso, a extremidade dianteira e quase todos os componentes do chassi também são compostos pelo metal leve.

Um destaque técnico especial é a inovadora bateria de arranque de polímero de ferro-lítio que, sozinha, é responsável por uma economia de peso de dez quilos em comparação com o modelo anterior. No total, o peso vazio do Cayenne foi reduzido de 2040 para 1985 quilos – e isso apesar da expansão significativa dos equipamentos de série, que agora incluem, entre outros, os faróis principais de LED, rodas maiores, o ParkAssistent na dianteira e na traseira, um módulo telefônico LTE incluindo WiFi hotspot, serviços do Porsche Connect e uma proteção antecipada de pedestres.

CayenneE3_Slider_10_PCM-9efa7085

Evolução digital: Porsche Advanced Cockpit e novo PCM

Com a nova geração, o Cayenne dá início a um novo capítulo da interação entre motorista e veículo: o Porsche Advanced Cockpit é integrado em um ambiente esportivo luxuoso. O elemento central do novo conceito de display e de operação da Porsche, que foi introduzido no ano passado com o novo Panamera, é a nova tela touch Full HD de 12,3 polegadas da última geração do Porsche Communication Management (PCM). Aqui, inúmeras funções digitais podem ser operadas de modo intuitivo – também por entrada de voz. O Porsche Connect Plus de série possibilita o acesso a serviços on-line e à internet. Estes incluem, por exemplo, a navegação on-line de série com informações de trânsito em tempo real. No novo console central, elementos de operação analógicos concentram-se nas funções principais do veículo. Outras teclas são integradas harmonicamente na superfície touch vitrificada, semelhante à de um smartphone, emitindo uma resposta sonora e tátil adicional quando operados. Ao estilo típico da Porsche, do seu assento o motorista enxerga um tacômetro analógico centralizado. Este é ladeado por dois displays Full HD de sete polegadas, que exibem todos os demais dados de direção relevantes e informações personalizadas que podem ser selecionadas através do volante multifuncional. Os sistemas de assistência mais importantes incluem um assistente de visão noturna com câmera termográfica, um assistente para ponto cego, um assistente de controle de troca de pista com reconhecimento de sinalizações de trânsito, um assistente de engarrafamento, o ParkAssistent com Surround View e o Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s